Áudio → Frases
As frases em inglês a seguir vêm com suas traduções em português e a transcrição fonética (IPA), para ajudar você a acertar a pronúncia de cada palavra.
O principal objetivo aqui é ouvir os áudios das frases e se acostumar com a pronúncia. Não se preocupe em decorar tudo agora; o foco é só ouvir e se familiarizar com os sons.
Consulte a transcrição IPA enquanto escuta para ajustar sua pronúncia. Os exercícios nas páginas seguintes vão ajudar a consolidar o que você aprendeu.

Diálogo:
-
- IPA: /hɛˈloʊ maɪ neɪm ɪz dʒɑn wʌt ɪz jɔr neɪm/
- Olá! Meu nome é John. Qual é o seu nome?
-
- IPA: /hɛˈloʊ maɪ neɪm ɪz ˈsɛrə/
- Olá! Meu nome é Sarah.
-
- IPA: /naɪs tuː mit ju sɛrə/
- Prazer em conhecê-la, Sarah!
-
- IPA: /naɪs tuː mit ju tu dʒɑn/
- Prazer em conhecê-lo também, John!
-
- IPA: /wʌt kaɪnd əv wɜrk du jʊ du/
- Que tipo de trabalho você faz?
-
- IPA: /aɪ æm ə ˈtitʃər ænd ju wʌt du jʊ du fɔr ə ˈlɪvɪŋ/
- Sou professora. E você, o que faz para viver?
-
- IPA: /aɪm ən əˈkaʊntənt/
- Sou contador.
Dicas
Em inglês, "What do you do?" e "What do you do for a living?" têm o mesmo significado. A diferença está no nível de especificidade em relação ao aspecto financeiro do trabalho. Vou explicar.
A frase "What do you do?" é uma pergunta geral sobre a ocupação ou trabalho de uma pessoa. É uma forma de indagar sobre como alguém passa o tempo e ganha a vida. Por exemplo, se alguém lhe pergunta, "O que você faz?", eles estão essencialmente perguntando sobre sua profissão ou que tipo de trabalho você realiza.
Por outro lado, "What do you do for a living?" é uma versão mais específica da mesma pergunta. Ela enfatiza o aspecto de ganhar a vida por meio da ocupação. Essa frase pergunta diretamente sobre os meios pelos quais uma pessoa se sustenta financeiramente. Por exemplo, se alguém lhe pergunta, "O que você faz para viver?", eles estão especificamente perguntando sobre seu trabalho ou carreira e como você ganha dinheiro para se sustentar.
O uso de qualquer uma dessas frases mostra interesse na vida profissional da outra pessoa sem ser excessivamente intrusivo. Elas são geralmente aceitas como perguntas educadas e apropriadas em conversas, entrevistas, eventos de networking ou ao conhecer alguém novo.